Outubro Rosa!

Mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, que atinge tanto homens quanto mulheres. (Sim, homens tem mamas e podem vir a desenvolver câncer, em menor proporção que mulheres, mas não é nulo).

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. Atualmente, o controle do câncer de mama é uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2021-2030.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários (Adami et al., 2008).

Dentre esses fatores, os que podemos atuar na prevenção são os comportamentais/ambientais. Esses precedentes incluem a ingesta de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade, inatividade física e exposição à radiação ionizante. Já o tabagismo, é atualmente classificado pela International Agency for Research on Cancer (IARC) como agente carcinogênico com limitada evidência para câncer de mama em humanos (Iarc, 2021).

📌 Ou seja, fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é, na maioria das vezes, descoberto pelas mulheres de forma casual, sem a necessidade de uma técnica específica a ser ensinada às mulheres para que realizem o autoexame.

Na década de 1950, nos Estados Unidos, o autoexame das mamas surgiu como estratégia para diminuir o diagnóstico de tumores de mama em fase avançada, salientando que para a detecção precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na identificação e redução da mortalidade por câncer de mama. Em estudos recentes, a detecção precoce do Câncer de Mama aumenta a taxa de sobrevida em 98,7%.

📌 Para facilitar a identificação, veja alguns sinais de alerta:

Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Quaisquer sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são de referência urgente para o rastreamento e confirmação diagnóstica. Procure por um agente de saúde!

Compartilhe:

Mais posts

Blog
bemstaric_administrador

Setembro Amarelo!

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira iniciada em 2015 e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio. O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado

Read More »